Santos: Regional repudia casos de assédio moral em jornais locais

Após receber denúncias de casos de assédio moral no Jornal A Tribuna e no Expresso Popular o diretor da Regional de Santos, Carlos Ratton, enviou ofício para ambas as...

Após receber denúncias de casos de assédio moral no Jornal A Tribuna e no Expresso Popular o diretor da Regional de Santos, Carlos Ratton, enviou ofício para ambas as diretorias solicitando medidas hierárquicas para combater a prática. O assédio vem sendo protagonizado pelo secretário executivo, Mario Evangelista, do Expresso Popular e pelo editor-chefe, Carlos Conde, de A Tribuna.

As intimidação ocorrem por meio de ironizações na hora da demissão. Frases como ...“Vais receber uma boa indenização”, ou ainda “vais ganhar uma boa bolada”... são usadas com a intenção de humilhar os profissionais.

Além disso, o editor-chefe comenta as demissões em reuniões com editores dizendo para os dispensados para eles “não se esconderam atrás de mandatos sindicais e da Cipa para não serem demitidos”. Ou seja, ofende e humilha os diretores do Sindicato dos Jornalistas que são funcionários de A Tribuna.

Já o secretário executivo Mario Evangelista, tem agido de forma destemperada, proferindo palavrões e termos chulos para ofender subordinados. A situação foi tão constrangedora que outros funcionários também se sentiram vexados com o descontrole da chefia, de quem sempre se espera conduta respeitosa, sobretudo em um ambiente corporativo.