Para reverter demissões na Imesp, sindicatos fazem ato na Alesp

Comissão dos trabalhadores dialogou com deputados estaduais em defesa dos empregos

Trabalhadores demitidos da Imesp manifestaram-se em frente à Alesp nesta terça-feira / Foto: Eduardo VinéTrabalhadores demitidos da Imesp manifestaram-se em frente à Alesp nesta terça-feira / Foto: Eduardo Viné

Na tarde desta terça-feira (8), o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), o Sindicato dos Gráficos e o Sindicato dos Administrativos mobilizaram-se em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e reuniram-se com deputados estaduais numa luta para reverter as mais de 150 demissões ocorridas na Imprensa Oficial na semana passada.

Cerca de 60 trabalhadores demitidos participaram da manifestação, no lado de fora do prédio, enquanto uma comissão de negociação dialogou, a partir de iniciativa do deputado José Américo (PT), com o líder do governo na Assembleia Legislativa, Vinicius Camarinha (PSB), e recebeu o apoio do deputado Maurici (PT) em favor dos demitidos. Na reunião, Camarinha (PSB) se comprometeu a dialogar com a secretaria de governo responsável pela Imprensa Oficial e manifestou-se preocupado com a situação dos trabalhadores demitidos durante a pandemia.

Cláudio Soares, diretor do SJSP e membro da comissão de trabalhadores, dialogou com deputados estaduais na busca pela reversão das demissões / Foto: Eduardo VinéCláudio Soares, diretor do SJSP e membro da comissão de trabalhadores, dialogou com deputados estaduais na busca pela reversão das demissões / Foto: Eduardo Viné

O pleito dos trabalhadores é de que as demissões sejam anuladas, pelo menos, até dezembro, quando se espera que a situação da pandemia já esteja mais controlada. De acordo com Cláudio Soares, diretor do SJSP e membro da comissão, espera-se que este período seja suficiente para que os sindicatos negociem com a Imprensa Oficial sobre o futuro dos trabalhadores – seja com a alocação em outras funções ou com a qualificação para desempenhar novas atividades.

A avaliação dos sindicatos é de que o movimento saiu vitorioso neste primeiro momento. “O resultado hoje foi positivo. Claro que não sabemos quais as intenções ou o que vai ser feito de fato, mas colocamos que as demissões são injustas e de pessoas concursadas. De nossa parte, queremos manter os empregos de todos”, pontuou o diretor do SJSP, Cláudio Soares.

Sonia Maria de Oliveira, trabalhadora gráfica integrante da comissão, reiterou a avaliação de Cláudio Soares. “A princípio, o resultado é positivo. Então, vamos tentar reverter esta situação. Esse é só o primeiro passo. Nós não temos nada a perder, então vamos à luta!”, disse.

Os deputados José Américo e Maurici e a deputada Leci Brandão (PCdoB) comprometeram-se a encaminhar ofício com o pleito dos trabalhadores ao líder do governo na Alesp. Camarinha afirmou que dialogará com a secretaria de estado responsável pela Imesp. Manifestaram apoio ao movimento, também, os deputados estaduais Carlos Giannazi (PSOL) e Adriana Borgo (Pros).

Pressão
Além de buscar o diálogo com os deputados estaduais e com o líder do governo na Alesp, as entidades querem buscar apoio de outras organizações e sindicatos em favor dos trabalhadores demitidos. Para tanto, as organizações pedem que outros sindicatos e entidades a favor dos trabalhadores pressionem pela reversão e paralisação das demissões na Imprensa Oficial enviando e-mails ao diretor-presidente da Imesp, Carlos André de Maria de Arruda no e-mail presidencia@imprensaoficial.com.br.

Veja abaixo o modelo de e-mail a ser enviado.

MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES DA IMPRENSA OFICIAL

Pela reintegração imediata dos 154 funcionários concursados da Imprensa Oficial do Estado, DEMITIDOS pelo governador JOÃO DORIA, em plena pandemia. 

Dizemos NÃO ao desmonte do funcionalismo público e à terceirização mais cara de serviços como a impressão dos materiais didáticos das escolas públicas do Estado de SP.  Quem PAGARÁ essa conta?

Que os funcionários sejam remanejados na PRODESP!

Veja abaixo o vídeo da manifestação ocorrida nesta terça-feira (8)

 

Confira a galeria de fotos do ato