Luta antirracista e representatividade negra no mercado de trabalho é tema de debate online desta segunda-feira (29)

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

A Regional Bauru do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo promove o debate online “Luta antirracista: por mais representatividade negra no mercado de trabalho” nesta segunda-feira (29) a partir das 19h30 com transmissão simultânea pelo Facebook e Youtube do Sindicato.

O debate contará com a participação do coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira SP), Fabio Soares, e o integrante, Flavio Carrança. Participam ainda Rosana Silva, secretária de combate ao racismo da CUT-SP, e Suzi Silva, da Apeoesp e Conselheira Municipal da Comunidade Negra de Bauru-SP.

A diretora da regional Bauru, Camila Fernandes, destacou que a pesquisa Perfil da Imprensa Brasileira divulgada recentemente mostra a baixa representatividade negra no jornalismo. “Apenas 20% dos jornalistas se autodeclararam negros. Isso significa que mais de 70% das redações ainda são de pessoas brancas, então isso demonstra a luta para que a gente consiga conquistar espaço neste mercado de trabalho. E falo isso como mulher, negra e jornalista”, pontuou.

Camila também lembrou que este debate não deve acontecer apenas em novembro por conta do mês da consciência negra, mas é um tema no qual é necessária uma reflexão durante todo o ano. “Embora estejamos realizando o debate agora, vamos construir ações para o ano todo, então é importante saber quais ações e qual o planejamento a Cojira SP tem para o tema da representatividade negra no jornalismo no próximo período”, disse a jornalista.