Fake News e regulação das big techs são tema de debate organizado pelo SJSP

A proximidade das eleições presidenciais, para governadores e renovação do Congresso Nacional coloca novamente em destaque um debate que tem sido protelado em nosso país: a necessidade de se regular a atividade das gigantes da tecnologia da informação de modo a combater a epidemia de desinformação que afeta, diretamente, o debate político no país.

Este será o tema do debate “Fake News, Big Techs e Eleições 2022” promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo no próximo dia 13 de junho.

Participam do debate o professor da UFABC e pesquisador das redes sociais Sérgio Amadeu; a representante da Coalizão Direitos na Rede, Marina Pita, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2630, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

O evento busca refletir sobre como a estrutura das redes e os modelos de negócios das big techs contribuíram com o fenômeno da desinformação. Ao mesmo tempo, apontar para as possibilidades de regulação da atuação das big techs de modo a assegurar os direitos à liberdade de expressão e de privacidade, especialmente na tramitação do PL 2630.

O PL ficou conhecido como PL das Fake News, mas trata de um leque muito mais amplo do funcionamento das redes, da atuação das grandes empresas de tecnologia e do ecossistema de comunicação. Aprovado pelo Senado em segunda versão e agora sendo revisto pela Câmara dos Deputados na forma de um substitutivo, o projeto busca criar um elenco de obrigações, regras e mecanismos de governança para enfrentar o abuso do poder econômico nas redes e o seu uso como plataformas de desinformação como estratégia política.

O debate será realizado no auditório do SJSP, com transmissão também pelas redes do sindicato.

O Sindicato mantém medidas de restrições relacionadas à pandemia, como redução da capacidade do auditório, exigência do comprovante de vacinação para ingressar no auditório e uso obrigatório de máscara.

Serviço
Debate Fake News, Big Techs e Eleições 2022
13/6 às 19h30
Auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530)