|| Unidade 405 || Boletim

Por Redação - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Jornais e Revistas: Convenções Coletivas são prorrogadas

Na capital, a assembleia dos jornalistas deliberou por estender a validade da Convenção Coletiva de Trabalho até dezembro. No interior, a extensão foi de 120 dias. Em ambos os casos, foi mantida a data base em 1º de junho. 

https://bit.ly/2VeAtGV

Contra Lista dos “Antifas”: entidades cobram investigação

Sindicato, Fenaj e ABI cobraram da Alesp investigações que apurem a conduta de um deputado estadual, bem como a averiguação de recursos públicos, para a produção e divulgação da lista que expôs dados de milhares de pessoas, incluindo jornalistas.

https://bit.ly/3eDB1h1

EBC: censura e luta

Em ação judicial, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tenta censurar uma página fechada dos funcionários da empresa no Facebook criada para discutir o cotidiano do trabalho por membros ou ex-integrantes da Comissão de Empregados. Em outra tentativa, a empresa afastou um repórter do radiojornalismo da cobertura do Ministério da Saúde após questionar sobre os critérios adotados para a ocupação de cargos na pasta.

Trabalhadores e entidades representativas dos trabalhadores repudiaram qualificação da EBC no programa de privatização do governo federal. A nota reitera que o ato desrespeita a Constituição Federal.

https://bit.ly/31b8v2m e https://bit.ly/2UQI91Z e https://bit.ly/2BaWXln

Coronavírus na Record Litoral: SJSP faz ato de denúncia

O SJSP realizou ato na porta da Record Litoral, em Santos, para denunciar a ocorrência de casos de coronavírus no ambiente de trabalho sem que a empresa tenha adotado medidas adicionais para evitar a contaminação dos profissionais. A emissora afirmou que as medidas adotadas eram suficientes.

https://bit.ly/2YXO5Ya

Violência contra jornalistas

Leonardo Martins, da Jovem Pan, foi hostilizado por manifestantes e Luís Adorno, do Uol, foi agredido por um policial militar enquanto cobriam atos na Paulista. O repórter cinematográfico Cícero Silva foi atingido por uma pedra nos atos pró democracia e o jornalista Rafael Ventura, do site Diário de Ribeirão Pires, foi ameaçado por rede social.

https://bit.ly/2YWICAT e https://bit.ly/3e7Eg0a e https://bit.ly/3gbDEqL e https://bit.ly/2zAhOgS