RTV Cultura: Sindicatos convocam jornalistas e radialistas para assembleia da Campanha Salarial nesta quinta-feira (9)

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Os sindicatos dos jornalistas e radialistas de São Paulo convocam as categorias de jornalistas e radialistas para a assembleia virtual da Campanha Salarial da Fundação Padre Anchieta (TV e Rádio Cultura) nesta quinta-feira, dia 9, em dois turnos. De manhã, a assembleia acontece às 14h e de tarde às 19h30.

O atual Acordo Coletivo vence em 31 de agosto e foi conquistado em dissídio coletivo julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após a greve em 2016. Com 29 cláusulas, o acordo não avançou nas cláusulas econômicas, uma vez que o Tribunal alegou não poder onerar o Estado em função da Fundação Padre Anchieta (FPA) ser uma empresa pública.

Com isso, a pré-pauta pretende avançar nos quesitos não abrangidos pelo atual acordo, como questões em prática pela FPA, mas não formalizados no acordo, como o auxílio-creche, e a inclusão das cláusulas econômicas. Além disso, a pauta prevê vigência de dois anos para as cláusulas sociais, como estabilidade e convênio médico, e um ano para as cláusulas econômicas, como piso salarial e adicional por tempo de serviço. Para conferir a pré-pauta na íntegra, clique aqui.

Na proposta econômica, os Sindicatos sugerem que a reposição inflacionária cubra os anos em que não houve reajuste salarial e afetaram economicamente os trabalhadores da Fundação. O último reajuste dos jornalistas se deu, em virtude de Convenção Coletiva, em dezembro de 2013 e dos radialistas, em maio de 2014. Com isso, o valor necessário para recompor nos salários a perda inflacionária de todo este período seria de 35,31% para os jornalistas, e de 30,56% para os radialistas.

Negociação

Sem negociação desde 2014, os sindicatos decidiram usar a negociação em outra empresa pública de comunicação como modelo: a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que negocia um acordo anualmente juntando as categorias de jornalistas e radialistas por meio de seus respectivos sindicatos. Dessa forma, os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas pretendem juntar todos os funcionários da Fundação Padre Anchieta em uma campanha salarial unificada.

Orientação para participação na assembleia

Extraordinariamente, em virtude da pandemia da Covid-19 e frente a todas as orientações de evitar contato presencial, a discussão sobre a questão será organizada por meio de conferência. O aplicativo utilizado será o Google Meet.

1 – A entrada na conferência ocorre por meio de link. Ele será enviado ao grupo de whatsapp dos jornalistas com o Sindicato. Profissionais que não estão no grupo podem solicitar acesso à reunião ou ao grupo pelo (11) 96028-7769 (contato da diretoria do Sindicato).

2 – Pelo notebook ou PC, a conferência abre diretamente em uma janela do navegador.

3 – Pelo celular, é necessário o aplicativo “Google Meet”, ou “Hangout Meet”. O link enviará direto à loja de aplicativo no caso dos aparelhos que não o tiverem instalado.

4 – Ao solicitar entrada na sala, é preciso fornecer nome e sobrenome, e clicar em “Pedir para participar”. Quando estiver na sala, pedimos que se apresente (medida de segurança para os próprios jornalistas que estiverem participando).

5 – Durante a reunião: o melhor é usar conexão por fio ou wifi; apenas se não for possível, utilizar os dados do celular. Caso sua conexão esteja lenta ou instável, ajuda desabilitar a câmera. O administrador da reunião manterá os microfones fechados para melhorar a qualidade dos áudios, mas quem for tomar a palavra precisa abrir seu próprio microfone.

Confira abaixo o edital de convocação

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO


EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL UNIFICADA


O DIRETOR COORDENADOR DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, E O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, NOS TERMOS DOS ESTATUTOS DAS ENTIDADES E CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE, CONVOCAM TODOS OS EMPREGADOS (AS) RADIALISTAS E JORNALISTAS DA EMPRESA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA-CENTRO PAULISTA RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVAS, PARA PARTICIPAREM DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL UNIFICADA, A REALIZAR-SE NO DIA 09 DE JULHO DE 2020, ÀS 13HS30MIN EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO E ÀS 14HS00MIN EM SEGUNDA CONVOCAÇÃO COM O TURNO DA MANHÃ; E ÀS 18HS30MIN EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO E 19HS00MIN EM SEGUNDA CONVOCAÇÃO COM O TURNO DA TARDE DE FORMA VIRTUAL PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, PARA DISCUTIR E VOTAR A SEGUINTE PAUTA: 1) APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO, ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DA PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES, QUE DEVERÁ SE CONSTITUIR NA PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, PARA O PERÍODO 2020/2022, A SER ENCAMINHADA AO REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA-CENTRO PAULISTA RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVAS; 2) AUTORIZAÇÃO PARA DAR INÍCIO AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS; 3) AUTORIZAÇÃO PARA FIRMAR ACORDO COLETIVO DE TRABALHO; 4) AUTORIZAÇÃO PARA SUSCITAR DISSÍDIO COLETIVO; 5) DECIDIR SOBRE A NECESSIDADE E CONVENIÊNCIA DE INSTITUIR TAXA ASSISTENCIAL PARA O CUSTEIO DAS ENTIDADES; 6) MANTER A ASSEMBLEIA ABERTA EM CARÁTER PERMANENTE CUJA CONVOCAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SERÁ FEITA VIA BOLETINS SINDICAIS VIRTUAIS; 7) ASSUNTOS GERAIS PERTINENTES À CAMPANHA SALARIAL 2020/2022.


SÃO PAULO, 03 DE JULHO DE 2020.

SÉRGIO IPOLDO GUIMARÃES – DIRETOR COORDENADOR DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, E PAULO LEITE MORAES ZOCCHI – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.