Live desta quinta-feira (25) encerra celebração dos 190 anos de nascimento de Luiz Gama

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Encerra, nesta quinta-feira (25), a série de lives promovidas pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP, órgão vinculado ao Sindicato dos Jornalistas) que abordou diversos aspectos relacionados às atividades de Luiz Gama na imprensa. As transmissões tinham como objetivo celebrar os 190 anos de nascimento do jornalista negro.

Sob o tema Luiz Gama: a voz negra na imprensa, a transmissão desta quinta-feira contará com a apresentação do jornalista e apresentador do Guia Negro Entrevista, Guilherme Soares Dias, e com a participação da jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação e integrante da Cojira-SP, Cinthia Gomes. Assim como Dias e Cinthia, diversos integrantes da Cojira-SP envolveram-se para que as transmissões fossem possíveis.

Flávio Carrança, coordenador da Cojira-SP avalia que as transmissões foram um sucesso e que obtiveram um alcance significativo de espectadores. “As lives foram uma sugestão da Cinthia Gomes, integrante da Cojira-SP, como uma alternativa à programação prevista para acontecer presencialmente no Sindicato para celebrar os 190 anos de nascimento de Luiz Gama e inaugurar a fotografia do jornalista no Sindicato. Com a pandemia, o evento não foi possível, mas surgiu a ideia de fazer algo virtualmente” relata Carrança. A fotografia de Luiz Gama foi uma doação do Museu Paulista e, quando foi possível, será instalada no auditório do Sindicato.

As lives serão transmitidas pelo Facebook, nas páginas da Cojira-SPAlma PretaJornalistas Livres e SJSP.

Serviço
Live 4 – Luiz Gama: a voz negra na imprensa
Data:
25/06, às 18h
Apresentação: Guilherme Soares Dias (jornalista, empreendedor, apresentador do Guia Negro Entrevista, integrante da Cojira-SP)
Convidada: Cinthia Gomes (jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação na USP, integrante da Cojira-SP e da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo)