Instituto Vladimir Herzog lança versão virtual do Acervo Vladimir Herzog

Objetos relatam trajetória do jornalista, incluindo sua relação com o Sindicato

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Carteira de identificação profissional de Herzog, emitida pelo SJSP, compõe o Acervo Vladimir Herzog / Foto: Acervo Vladimir HerzogCarteira de identificação profissional de Herzog, emitida pelo SJSP, compõe o Acervo Vladimir Herzog / Foto: Acervo Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Hezog lança, nesta sexta-feira (26) às 19h, a versão virtual do Acervo Vladimir Herzog em uma live em suas redes sociais com diversos documentos e itens pessoais do jornalista.

A ligação do jornalista assassinado pela ditadura militar, Vladimir Herzog, com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) revela-se através de alguns dos documentos que compõem o acervo.

Pode-se ver desde a carteira profissional, emitida pelo Sindicato, o qual Herzog foi filiado desde 1962, até a publicação no jornal O Estado de S. Paulo do Manifesto “Em Nome da Verdade – os Jornalistas e o Caso Herzog” assinado por 1.004 jornalistas que levanta as contradições da investigação e elucidação dos fatos sobre a morte de Herzog. O manifesto também foi publicado pelo jornal Unidade e protocolado, pelo Sindicato, na Justiça Militar antes do julgamento final do caso.

São mais de 1700 itens sobre a trajetória profissional e pessoal do jornalista que foram digitalizados e compreendem o Acervo, lançado em comemoração ao 83º aniversário de vida de Vlado.

A transmissão ao vivo acontece pelas redes sociais do IVH às 19h e contará com a participação de Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto, Ivo Herzog, filho de Vladimir e presidente do Conselho do Instituto, Luis Ludmer, coordenador técnico do Acervo, e Bianca Santana, jornalista e escritora.

Serviço

Live para lançamento da versão virtual do Acervo Vladimir Herzog – “Acervo Vladimir Herzog – vida e memória em defesa da democracia”

Data: 26 de junho, às 19h

Transmissão ao vivo nas redes sociais do Instituto Vladimir Herzog

Facebook e Youtube

Participação de Bianca Santana, Ivo Herzog, Luis Ludmer e Rogério Sottili

Acesse aqui o Acervo Vladimir Herzog