FENAJ celebra 74 anos em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia

Por Redação - Fenaj

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) completou 74 anos neste 20 de setembro, celebrando sua história de luta, resistência e ousadia juntamente com os Sindicatos, os jornalistas e todos os parceiros e parceiras que vêm ajudando a construí-la.

Entidade sindical comprometida com os interesses da categoria e também da classe trabalhadora e do povo brasileiro, a Fenaj não foge à sua responsabilidade pública de defender a qualidade do jornalismo e a dignidade dos jornalistas, de lutar pelas liberdades de expressão e de imprensa, pela consolidação da democracia e por uma sociedade justa e igualitária.

A Fenaj tem como uma de suas marcas no sindicalismo brasileiro o fato de ter sido a primeira federação de trabalhadores a realizar eleições diretas. Também foi a primeira entidade brasileira a assumir a luta pela democratização da comunicação, contra o monopólio dos grandes grupos empresariais e em favor da criação de políticas públicas para o setor.

A Fenaj sabe do papel que lhe cabe como entidade máxima de representação dos jornalistas brasileiros, sobretudo nesse momento de ataques ao jornalismo profissional e aos operários e operárias na notícia. A Federação foi e vai continuar sendo protagonista em muitas batalhas e, para isso, necessita do apoio máximo da categoria, organizada e ativa dentro dos Sindicatos de Jornalistas, compreendendo que esta é uma tarefa coletiva.

Assim, neste 20 de setembro, a Fenaj saúda todos os jornalistas brasileiros. Porque cada operário e operária da notícia tem contribuído para forjar o papel histórico da nossa Federação!