Abril: Prazo de pagamento de créditos trabalhista se encerra nesta segunda-feira (17)

Sindicato apura disparidades de pagamento e analisará caso a caso; pagamento de FGTS ainda depende de liberação de chave de acesso

Por Adriana Franco - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Termina nesta segunda-feira (17) o prazo de pagamentos dos créditos trabalhistas de até R$ 350 mil de todos os demitidos da Editora Abril, de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho fechado com os sindicatos em maio de 2019 e incluído no Plano de Recuperação da Empresa, aprovado em agosto de 2019.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) tem recebido informações de jornalistas de que ainda há pendências nos pagamentos. Em contato com a empresa na última sexta-feira (14), o departamento jurídico do Sindicato acertou que eventuais discrepâncias seriam encaminhadas para análise da Editora Abril.

Entre as primeiras providências em caso de divergência entre os valores recebidos, os jornalistas que não aderiram ao Plano de Aceleração do Pagamento devem verificar se informaram os dados de sua conta bancária para a Editora Abril no e-mail cadastro.credor@abril.com.br.

A empresa informou que, em alguns casos, parte do dinheiro será pago como 40% de multa do FGTS e que as chaves de liberação junto à Caixa Econômica serão encaminhadas aos jornalistas assim que o órgão as encaminhar para a editora.

Os casos de discrepância entre os valores a receber e os valores efetivamente pagos devem ser informados ao SJSP para as devidas providências. Por isso, todos os jornalistas que não receberam tudo que a empresa deve têm que enviar um e-mail para assessoriajuridica@sjsp.org.br com linha de assunto Pagamento Abril 2020 com as seguintes informações:

+ valor devido em agosto de 2018 e valor informado na última lista de credores da Delloite (clique aqui para conferir a lista)

+ quanto já recebeu (até 16/2/2020)

+ quanto faltava receber até hoje (17/2/20)

+ valor recebido hoje (17/2/20)

+ informar se aderiu ao Plano de Aceleração de Pagamento. Caso não tenha aderido, informar se encaminhou e-mail com dados da conta bancária para a editora em cadastro.credor@abril.com.br.