banner-site-sindicalize-se

Seg, 23 de Maio de 2016 19:30    PDF Imprimir E-mail
Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 23/05 a 30/05

trocatroca

argaiv1753

 

Temer exonera presidente da EBC

Entidades defendem continuidade de Ricardo Melo à frente da empresa

* O Diário Oficial da União publicou nessa terça-feira (17/5) decreto assinado pelo presidente interino Michel Temer em que exonera o jornalista Ricardo Melo das funções de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o que seria vedado pelo parágrafo 2° do artigo 19 da Lei 11.652/2008, que criou a EBC. No final da tarde, Ricardo impetrou mandado de segurança com pedido de liminar no STF a fim garantir o seu mandato.

* No final da semana passada, ante as notícias de que o presidente da República interino Michel Temer substituiria Melo por um profissional da sua confiança, Laerte Rímoli, a Fenaj e tanto a Diretoria Executiva da empresa quanto seu Conselho Curador emitiram notas contrárias à possibilidade.

* Em sua manifestação, a Fenaj chama a atenção para o fato de que, “independentemente das qualificações profissionais dos jornalistas Ricardo Melo e Laerte Rímoli, a Lei 11.652/2008, em seu artigo 19, parágrafo 2º, dispõe que o mandato do diretor-presidente da EBC, de livre nomeação por parte do presidente da República, será de quatro anos. O jornalista Ricardo Melo foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 3 de maio e, portanto, está iniciando o seu mandato, que não poderá ser interrompido, a não ser nas condições estabelecidas pela mesma lei”.

* A nota da Diretoria Executiva da EBC vai na mesma direção, acrescentando que a nomeação de novo presidente antes de término do atual mandato “violará um ato jurídico perfeito, princípio fundamental do Estado de Direito, bem como um dos princípios específicos da Radiodifusão Pública, relacionado com sua autonomia em relação ao Governo Federal”.

* Já o Conselho Curador da empresa, citado no noticiário como instância para decidir sobre uma eventual substituição, não apenas reforçou aqueles argumentos como foi taxativo ao refutá-la: “O Conselho Curador da EBC, no dever de zelar pela independência editorial e caráter público da EBC, esclarece que os cargos de Diretor-Presidente e Diretor-Geral da EBC estão ocupados, respectivamente, pelos jornalistas Ricardo Melo e Pedro Varoni, no pleno exercício de suas funções, não havendo portanto amparo legal para substituições extemporâneas”.

* Ricardo está na EBC há oito meses, onde segue respondendo também pela Diretoria de Jornalismo. Rímoli, ex-assessor de Aécio Neves na campanha à Presidência da República em 2014, comandou a TV Câmara e a Assessoria de Comunicação da Presidência da Câmara dos Deputados na gestão de Eduardo Cunha.

> Até o fechamento desta edição a Secom-PR não se havia manifestado sobre as contestações à exoneração de Ricardo Melo.

Secom-PR revê verbas publicitárias a sites e blogs

* Esta semana a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República começa a fazer um levantamento sobre os gastos com publicidade do Governo Federal com vistas à sua redução, dentro da política de corte de despesas da administração Michel Temer. Segundo Folha de S.Paulo e O Globo, o corte atingirá verbas destinadas a sites e blogs pró-PT beneficiados na gestão Dilma, sob a alegação de que “o dinheiro destinado à publicidade não deve financiar opinião, mas sim produtos jornalísticos de interesse público”.

* Agora sob o comando de Márcio de Freitas, que há 14 anos assessora Michel Temer e que dirigia a Comunicação da Vice-Presidência da República, a Secom também não escapará da tesoura, além de ter perdido o status de ministério, embora mantenha a estrutura. Mas, segundo a Folha, campanhas de emergência, como a de combate à zika, deverão ser mantidas.

Comunicação de Dilma – * Olímpio Cruz, coordenador da área de Comunicação, é um dos 25 assessores à disposição de Dilma Rousseff no Palácio do Alvorada no período em que estiver afastada da Presidência da República. Com 30 anos de profissão, Olímpio foi coordenador de Comunicação da campanha de reeleição de Dilma e seu secretário de Imprensa até julho de 2015, quando deixou a Secom-PR para trabalhar como assessor do presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu. Nos anos 1990 e 2000, passou por Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Zero Hora, Correio Braziliense e O Globo. Também foi assessor de imprensa do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e da ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social. Esteve à frente das assessorias de comunicação de outros órgãos, como Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ministério das Comunicações, Ministério da Agricultura, STJ e TSE.

Nacionais

JR News

* Primeiro telejornal multiplataforma da tevê aberta no Brasil, o Jornal da Record News completa cinco anos na próxima segunda-feira (23/5) com um desenho bem diferente em relação ao modelo original mas mantendo os pressupostos básicos de quando foi criado. Segundo Ailton Nasser, diretor de Redação e de Programação da Record News (que já incorporou definitivamente ao nome o apelido Mineiro), o telejornal segue com linha editorial que busca isenção, imparcialidade e interesse público, mas tem como diferencial a forte interatividade, principalmente nas redes sociais: no ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, simultaneamente na tevê (aberta e paga) e na internet, tem suas reuniões de pauta das 16h transmitidas pelo Facebook e pelo Periscope (Twitter), usa sonoras e vídeos feitos com WhatsApp e mensagens dos telespectadores ao vivo, encaminhadas via mobile.

* “De janeiro a abril o JR News acumulou 8,6 milhões de telespectadores em todas as suas edições, segundo dados do Painel Nacional de Televisão do Kantar Ibope”, diz Mineiro. “Mas a audiência é bem maior, pois estamos também na internet, na parabólica, na Record Internacional e na Record News Internacional, com boa penetração em países de Europa e África”.

* O JR News também se diferencia dos outros telejornais por ter abandonado a tradicional bancada, dando mais mobilidade ao apresentador Heródoto Barbeiro, e por seguir uma linha que mescla hardnews e análises e interpretações dos três principais fatos do dia. “Todos os dias temos dois ou três convidados em entrevistas monotemáticas, contra e a favor, para explicar as questões mais importantes, em blocos de oito minutos na tevê e de 12 na internet, sem apologia religiosa”, ressalta Heródoto. Mineiro afirma que isso é essencial para manter o equilíbrio da cobertura e dar ao telespectador a oportunidade de formar o seu próprio juízo sobre os assuntos: “Como muitos dos fatos já foram noticiados ao longo do dia, procuramos debater ao menos os principais”.

* Outra peculiaridade do JR News é o fato de sempre apresentar um número musical no encerramento. “É uma forma de descontrair, depois de assuntos muitas vezes polêmicos e pesados, e incentivar a cultura do nosso País. Recebemos tanto talentos iniciantes como músicos e cantores renomados”.

* Os canais para sintonizar a Record News nas tevês abertas e por assinatura estão listados no Portal R7.

Estrutura –  Segundo Mineiro, a Record News dispõe hoje de 40 jornalistas próprios e em afiliadas, de um total de mais de cem funcionários: “Uma equipe enxuta, mas que dá conta do recado. E usamos também a estrutura da Record, como na cobertura do impeachment, além das tevês públicas (Câmara, Senado e Justiça). Tivemos que fazer um ajuste em 2012, mas aos poucos estamos voltando a crescer. Devemos começar a transmitir em HD até o início de junho. Já teríamos feito isso se não fosse a crise. E aguardamos com ansiedade a conversão para o sinal digital, pois ele acabará com as diferenças entre VHF e UHF. Nossa audiência seria muito maior em São Paulo se transmitíssemos em VHF”.

Festa de aniversário – Para comemorar o aniversário, o JR News promoveu em São Paulo na próxima quarta-feira (25/5), a partir das 17h, um talk show na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Com entrada gratuita, o evento, sob o comando de Heródoto Barbeiro, terá convidados especiais para falar sobre os Rumos do Brasil: os comentaristas do JRN Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão (que falarão de política) e Richard Rytenband (economia e negócios), a editora-chefe Maria das Neves, o diretor Ailton Mineiro Nasser e o diretor de Conteúdo do R7 Luiz Pimentel. Haverá também apresentação da banda Tihuana.

RedeTV

* O narrador esportivo Silvio Luiz e blogueira de política Cynara Menezes frequentaram o noticiário especializado em tevê nos últimos dias por seus nomes estarem envolvidos em episódios na RedeTV que a emissora se nega a comentar.

* Silvio foi citado no blog de Flávio Ricco no UOL por não ter sido escalado para transmitir o jogo entre Criciúma e Náutico no dia 14/5, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O motivo teria sido o veto da Sport Promotion, empresa que detém os direitos da competição. Como compensação, Silvio, que também não comentou o assunto, começou a apresentar o Super Faixa do Esporte, no próprio sábado, e a participar diariamente do bloco esportivo do RedeTV News.

* Quanto a Cynara, foi tema de nota no Portal Imprensa por ter publicado em seu blog Socialista Morena que estuda processar a RedeTV por danos morais. Segundo ela, assinou contrato em 1º/3 para ser comentarista de política do RedeTV News, a contratação foi anunciada, mas até agora ela não estreou nem teve mais retorno do superintendente de Jornalismo e Esportes Franz Vacek. Diz inclusive que a notícia de sua contratação simplesmente desapareceu do site da emissora: “Não ficou nem no cache”.

iG

* Paula Pacheco acertou sua saída do iG, onde estava há pouco mais de três anos, nos últimos meses na função de diretora de Redação. “Decidi sair por não estar alinhada com a nova proposta editorial”, disse a este J&Cia. “Foi uma experiência muito boa no mundo digital, realmente apaixonante. Cheguei como editora executiva de Economia, depois passei a acumular a editoria de Último Segundo e, mais recentemente, a direção de Jornalismo. Trabalhei com pessoas incríveis e competentes, mas é o momento de apostar em possibilidades com as quais tenha mais afinidade. O momento nas empresas de comunicação não é dos melhores, mas não podemos ter medo de arriscar”. Enquanto não define seus novos passos profissionais, atende pelos Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e 11-983-010-009.

* Ainda por lá, também saiu Milena Carvalho, que trocou a editoria do Último Segundo pela redação do Yahoo.

Secom-PR

* Ainda são poucas as definições, já há nomes de profissionais confirmados que ocuparão funções na Secom-PR e na Comunicação de ministérios do governo interino de Michel Temer:

* Márcio de Freitas, que há 14 anos assessora Temer e que dirigia a Comunicação da Vice-Presidência da República, passa a titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que, entretanto, perde seu status de ministério. Na equipe dele estão Chico Mendonça (porta-voz do Governo), Fábio Marsal (Assessoria de Imprensa) e Pedro Luiz Rodrigues (Imprensa Internacional).

* Nos ministérios, assumem como assessores especiais Lilian Dias (Esporte, tendo como chefe de imprensa Paulo Rossi) e Laura Muradi (Justiça), e como assessor de Comunicação Célio Soares (Cidades).

 

Agenda

23/5 (segunda-feira) –  Maurício Stycer lança Adeus controle remoto – Uma crônica do fim da TV como a conhecemos (Arquipélago Editorial). A obra analisa a vertiginosa transformação em andamento nas formas de produzir e consumir televisão, acompanhando de perto a reviravolta nos hábitos dos espectadores, alternando-se entre o controle remoto e as novas telas da revolução digital. A partir das 19h, na Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569).

24/5 (terça-feira) – Moacir Assunção, autor de Os homens que mataram o facínora (Record, 2007, finalista do Prêmio Jabuti 2008), apresenta no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º), às 19h, a palestra A história dos grandes inimigos de Lampião, em que aborda a história, mitos e inimigos de um dos personagens mais emblemáticos da cultura brasileira. Ingressos a R$ 15 (inteira); R$ 7,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 4,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Atividade com tradução em libras (a solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência). Informações e inscrições pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Vaivém-SP

* A repórter de Mercado Tatiana Freitas deixou a Folha de S.Paulo para cobrir agronegócios na Bloomberg. No lugar dela entrou Ricardo Balthazar, que foi editor de Poder e acaba de voltar de uma temporada de estudos na Universidade de Michigan (EUA).

* Começaram na redação do portal Vírgula em 16/5 os repórteres Nathália Salvado, que teve passagens por Terra e IG e, mais recentemente pelo Instituto Ayrton Senna; e João Vieira, ex-Terra e, mais recentemente, Yahoo.

Curtas-SP

* O Centro Cultural Turquia-Brasil abriu um espaço para as reuniões mensais e coletivas da Associação dos Correspondentes Estrangeiros, que está sem sede desde que foi despejada pelo Governo do Estado de São Paulo, sem aviso prévio, em setembro de 2015. O local fica na rua General Fonseca Teles, 406, nos Jardins. As gestões para a cessão do espaço foram de Kamil Ergin, do site Voz da Turquia.

* Para celebrar a entrada em seu “ano 30”, o Grupo TV1 promoveu em 16/5 uma série de ações de conhecimento, lazer, saúde e entretenimento com os funcionários espalhados pelos seus três prédios. Até abril de 2017, quando for celebrado o 30º aniversário da agência, haverá outras celebrações mensais para envolver os demais públicos do Grupo TV1, entre clientes, parceiros e fornecedores, universitários, o bairro (comunidade de Perdizes) e famílias dos colaboradores.

* A revista D&D chega à sua sétima edição com novidades:  a partir de agora passa a ser produzida pela Editora Ferrari, que publica, entre outros, os títulos TWG, Mastercard Black, Made to Live e Azul Magazine. A nova equipe é formada pelo diretor executivo Rodrigo Ferrari e pelo diretor de Redação Eduardo Simões, com projeto gráfico de Edu Hirama. Claudia Jordão será a editora convidada da publicação. Completam o time o colunista Sergio Zobaran, a editora de arte Camila Fudissaku, a produtora executiva Andrea Kanter e a repórter Paula Jacob. A edição chega ao mercado com aproximadamente 90 páginas e tiragem de dez mil exemplares.

Livros

* Já está disponível em e-book, na loja da Amazon, a versão atualizada de Montanha em fúriaAventura e drama no cerro Aconcágua, o maior pico das Américas. Lançado originalmente em 2002 pelo diretor de Redação da revista Autoesporte Marcus Vinicius Gasques, o livro conta a história da trágica tentativa do alpinista Mozart Catão e seus dois companheiros de se tornarem os primeiros brasileiros a escalar a desafiadora parede sul do Aconcágua, encosta coberta de geleiras no Chile. O caso teve grande repercussão, quando em 3 de fevereiro de 1998 uma avalanche atingiu o grupo. Os três morreram no local, mas antes um dos alpinistas chegou a manter um diálogo dramático por rádio com os companheiros na base da montanha.

* Para produzir o livro, Marcus esteve no Aconcágua, entrevistou alpinistas sobreviventes da expedição de Catão e especialistas para escrever sobre o fascínio que a montanha exerce sobre as pessoas. A obra traz ainda a história do alpinismo no mundo e no Brasil, e discute a questão que emocionou o País na época da tragédia: por que os três escaladores não puderam ser salvos?

* “Juntei minhas paixões por jornalismo e montanhismo e resolvi fazer esse livro-reportagem para contar um pouco da história do alpinismo no Brasil e no mundo, entrevistei alguns dos melhores alpinistas do Brasil, familiares e amigos das vítimas”, explica Marcus. “Para expressar melhor o fascínio pela alta montanha, o ambiente e efeitos da altitude, fui até o Aconcágua no verão de 2000, e mesmo depois da publicação do livro acabei voltando outras três vezes”.

* Atualizada, a versão e-book traz complementos, novas fotos, um anexo e conta o que aconteceu com personagens da primeira edição. “Vendida a primeira edição, comecei a receber e-mails de pessoas procurando pela obra”, lembra. “Muita coisa aconteceu no Aconcágua desde então, mais brasileiros e brasileiras subiram outros picos importantes, como o Everest, houve sucessos e fracassos no alpinismo. Investi outros dois anos na atualização e decidi fazer uma nova edição como e-book”.

 

Com informações do Jornalistas&Cia

 

Expediente

Portal Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Presidente

Paulo Zocchi

Secretária de Comunicação 

Lílian Parise

 

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.


Editora
: Flaviana Serafim


Contatos

Tel:(11) 3217-6299

Fax:(11) 3256-7191

e-mail: jornalista@sjsp.org.br

Facebook: http://www.facebook.com/SindicatoJornalistasSP

Twitter: http://twitter.com/JornalistasSP

Entidades parceiras

fenaj_186x44

cut_469x154

fij_140x140

Endereço

Rua Rego Freitas,530 - Sobreloja
Vila Buarque - SP - CEP: 01220-010
Fone: 11 3217 6299

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.

Mantido por Pandora
ankara escort bayan ankara escort ankara escort beylikdüzü escort taksim escort pendik escort kurtköy escort şişli escort mecidiyeköy escort mobil porno kayseri escort rus porno altyazılı porno ankara escort bayan şirinevler escort