Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Dossiê sobre Censura na EBC 2019/2020 registra 138 denúncias

Dossiê sobre Censura na EBC 2019/2020 registra 138 denúncias

Com o aprofundamento da censura no governo Jair Bolsonaro e do uso para propaganda do governo que vem sendo feito nos veículos, agências e mídias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que deveriam fazer comunicação pública, a Comissão de Empregados da EBC Sindicatos dos Jornalistas DF, Rio e SP Sindicatos dos Radialistas DF, RJ e SP Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançaram a segunda edição do Dossiê Censura EBC.

O subtítulo “Inciso VIII” se refere ao artigo 2° da Lei nº 11.652, de criação da EBC, que descreve os princípios a serem seguidos pela empresa de comunicação pública: “VIII – autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”.

O documento destaca casos em que houve cerceamento à liberdade de imprensa na empresa, gerando entraves ao cumprimento do princípio básico da instituição, que é produzir conteúdos de comunicação pública, voltados para o interesse da sociedade e que “contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas”, como consta na própria missão da EBC. Para esta análise, foram consideradas pautas e matérias feitas entre janeiro de 2019 e julho de 2020. Ao todo, foram feitas 138 denúncias, o que representa cerca de dois casos de censura ou governismo por semana no período analisado. Lembrando que foram contabilizados apenas casos concretos denunciados e que o medo de perseguição leva muitos colegas a não fazerem o registro.

Para conferir o documento, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo